I do what I can

Random thoughts from Mauricio Teixeira…

App Saldo Ticket (infelizmente) removida do Google Play

with 15 comments

Segurei essa informação o máximo que pude, pois ainda não desisti de lutar.

Resumo: a app Saldo Ticket foi removida do Google Play a pedido da Edenred, proprietária do Ticket Restaurante. Eu aceito isso, mas ainda não me dei por vencido, e estou batalhando para reverter a situação, mas não sei se e nem quando isso vai acontecer.

Informação adicional: a Edenred modificou o site e a forma como é feita a consulta. Isso significa que a última versão da app ainda instalada deixou de funcionar. O que é uma pena, pois mesmo que ela tenha sido removida, eu ainda tinha a esperança que as pessoas pudessem ao menos continuar utilizando o que já estava instalado.

Por favor, continue lendo para entender os detalhes.

No dia 06/Ago recebi uma notificação do Google informando que a aplicação Saldo Ticket havia sido removida pois, alegadamente, ela caracterizava uso abusivo de sites de terceiros. No mesmo dia apelei da decisão, argumentando que não seria uso abusivo por tratar-se de informação pública, disponibilizada pela própria empresa através do seu web site. No dia seguinte recebi uma resposta informando que além do uso abusivo tratava-se também de “personificação”, ou seja, alegadamente eu estaria me fingindo ser a empresa, ou deixando a entender que eu tinha o aval da mesma para fazer o que estava fazendo. Acredite se quiser, a mensagem veio acompanhada de um solene “esta decisão é final e não iremos responder a qualquer outra mensagem sobre esse assunto”.

Essa última mensagem do Google foi a confirmação do que eu já suspeitava: foi a própria Edenred/Ticket quem pediu a remoção da aplicação. Assim sendo, fiz uma pesquisa, perguntas aqui e ali, e consegui ser contactado por uma pessoa da empresa (vou omitir o nome e o cargo, pois acho que isso não vem ao caso). Há alguns dias estamos trocando mensagens, e não vejo necessidade de detalhar a nossa conversa, mas vou apontar a parte mais importante.

De acordo com essa pessoa, a Edenred França (empresa-mãe) possui uma política global de proibir o desenvolvimento desse tipo de aplicações por terceiros, alegando não ter como validar o desenvolvimento e garantir a segurança dos dados trafegados, principalmente no que diz respeito aos número dos cartões. OK, eu entendo que existem políticas corporativas e que elas devem ser seguidas, mas eu posso facilmente rebater essa alegação com os seguintes argumentos:

  1. O próprio site da Edenred/Ticket não apresenta nenhum tipo de segurança no tráfego dos dados. Qualquer pessoa pode consultar o saldo e o extrato de qualquer cartão, não precisa nem ter senha para acessar esse tipo de informação. E pra piorar, os dados são trafegados entre o navegador do usuário e o servidor web sem nenhum tipo de encriptação, ou seja, se você estiver consultando essa informação em uma rede pública (ou alguma vez fez isso) seus dados estão lá, vazando pra quem quiser ler. Quer argumentar que a minha aplicação não apresenta segurança? Ué, ela faz exatamente a mesma coisa que o site faz.
  2. A preocupação é de que eu esteja coletando números? Com certeza eu não estou. Mas se estivesse, o que eu faria com isso? O único jeito de usar o cartão é com a senha, e em momento algum a aplicação pede a senha de ninguém.
  3. A preocupação é auditoria? Querem ter certeza de que a aplicação faz o que ela diz, e que não tem nada escondido por trás disso? Problema resolvido: a aplicação é Open Source, e licenciada sob GPLv3. Isso significa que o código fonte está livremente disponível na internet, e pode ser auditado/validado a qualquer momento, por quem quiser, inclusive a própria Edenred. E isso eu nunca escondi. Essa informação sempre esteve disponível e claramente informada na descrição da aplicação no Google Play. (Leitura complementar interessante: “10 Reasons Open Source Is Good For Business“)

Agora, vamos fazer um exercício de imaginação. Eu sei que a esse ponto alguém deve estar se perguntando “eles estão eliminando a concorrência, e vão lançar a própria app”. Será? Eu levei 2 dias para desenvolver a minha. Se somar todas as horas de trabalho do primeiro release, mais algumas modificações posteriores, duvido que eu tenha gastado mais de 100 horas de trabalho pra fazer isso. Quantas horas um funcionário CLT tem que trabalhar em um mês? Em São Paulo um profissional de TI trabalha no máximo 40 horas por semana (por lei). Ou seja, em menos de três semanas um programador funcionário da Edenred/Ticker poderia ter desenvolvido essa aplicação. Provavelmente uma até melhor do que a minha, já que o cara seria um profissional dedicado em tempo integral a isso. OK, vamos dar um desconto e dizer que ele faria isso apenas parte do tempo, mas em 2 meses daria pra fazer algo muito bom. Pois bem, minha app teve exatos 50 dias de vida, e ficou exatamente 36 dias no Google Play. Tempo suficiente para a Edenred ter disponibilizado uma aplicação própria. A propósito, já existem aplicações da própria Edenred França, Espanha e China. Oficiais. O que falta pra Edenred Brasil fazer isso? Não bastaria copiar o código e fazer algumas modificações?

Acho que estou sendo um pouco egocêntrico. Até onde eu saiba, eu não fui o primeiro a desenvolver esse tipo de aplicação. Várias pessoas comentaram e me enviaram emails agradecendo pela minha app pois elas já haviam utilizado outras aplicações antes, mas todas as outras também foram removidas e param de funcionar. Pelos relatos (que eu recebi), aparentemente foram 3 ou 4 aplicações diferentes, eu só não sei a quanto tempo atrás (pesquisando no Google, já haviam aplicações para isso desde 2010). A propósito, antes que eu esqueça, algumas semanas depois que eu publiquei a minha app apareceu uma outra que fazia a mesma coisa. Alguns dias depois que a minh app foi removida, a outra também foi. E por último, se é política da Edenred França não permitir esse tipo de app, porque existem apps da Espanha, Portugal e Croácia que estão no ar há muito mais tempo que a minha?

Acho melhor parar por aqui. Não quero prejudicar ninguém.

Pois é, eu não sou desenvolvedor profissional. Fiz a app em minhas horas de folga, nas noites depois do trabalho e nos fins de semana. Fiz por que gosto de programar, faço isso por hobby, e decidi fazer algo que fosse útil para as outras pessoas. Infelizmente me tiraram algo que eu fazia com prazer, e para o qual eu tinha grandes planos. Várias pessoas entraram em contato comigo pedindo melhorias, sugerindo novos recursos, e estava tudo sendo preparado, mas agora está tudo encalhado. No fim eu fui o maior prejudicado disso tudo, pois o Google tem uma política de suspender a publicação de aplicações por parte de desenvolvedores infratores. Até onde eu entendi é a política do “three strikes, out“: três infrações, e você está fora. Strike one.

Os usuários da aplicação também foram extremamente prejudicados. Eu conversei com pessoas que utilizavam a aplicação para fazer a consulta antes de sair pra almoçar, e usavam isso como base para decidir onde elas iriam. Isso significa que a aplicação ajudava elas a tomarem decisões bem pensadas, mais informadas, e usar os recursos da melhor forma. Ou seja, isso estava sendo benéfico para os próprios usuários do Ticket.

Falando em usuários, no dia em que a app foi removida, mais de 10 mil pessoas já haviam feito o download, e 95% das avaliações eram 5 estrelas (o máximo permitido).

Eu gostaria de agradecer a todos os que fizeram o download, e que direta ou indiretamente contribuíram para as melhorias da mesma. Toda ajuda que recebi, e todos os comentários positivos, e até principalmente os negativos, me deram um grande gás pra tocar esse projeto, e fazer sempre o melhor.

Como falei no começo, ainda não desisti. Continuo insistindo com a Edenred para tentar encontrar um meio termo, algo que agrade a ambos. Mas até lá, vou evitar transtornos e não vou mais mexer na aplicação. O código fonte está lá, livre para quem quiser mexer e fazer outra. Se alguém decidir fazer isso, só peço que me comunique, pois eu gostaria de acompanhar o desenvolvimento (e talvez até mesmo ser usuário).

Voltem aqui algum dia, quem sabe teremos novidades (espero). Enquanto isso, comentem aqui em baixo. Digam o que acharam da aplicação e o que acham dessa situação.

Um abraço a todos! E nos vemos por aí!

Written by netmask

agosto 20, 2013 às 19:52

Publicado em Uncategorized

Tagged with , , ,

15 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Doeu no cotovelo deles o fato de até hoje não terem sido capazes de fazer um app que funcionasse bem.

    E que o digam os usuários que o avaliaram dizendo exatamente isso, ao ‘finalmente acharem um app que funcione bem e cumpre o que promete’ né? hahahah!

    Contra fatos não há argumentos, você esta certo e os caras estão de rosca, e tenho dito.

    Tentaram ser profissionais e acabaram fazendo o inverso, vou ser um que vai aguardar o parecer dessa novela🙂

    Vitor

    agosto 20, 2013 at 20:40

  2. Cara, péssimo comportamento da empresa. Podem até pedir para tirar sua aplicação, mas eles tem de providenciar uma aplicação, igual ou melhor que a sua. O certo seria usar a sua aplicação, estendê-la e publicar. Essa atitude deles, apenas mostra uma arrogância desnecessária.

    Claudio Miranda

    agosto 21, 2013 at 14:19

  3. Eu utilizei este app e gostei muito, me foi muito útil, ja que o sistema de saldo do site TR é bastante complicado, e por telefone então?? Nem me fale, quando se consegue linha, ainda fica bastante tempo com aquela musiquinha ridicula. Acho que a Edenred deveria pensar um pouco mais em seus clientes e deixar este app livre, pois é uma ferramenta utílissima para os usuários.
    Lamentável esta atitude!!

    Paulo Merighi

    agosto 25, 2013 at 21:15

  4. M. Teixeira,

    Realmente é uma pena. Eu queria fazer um para uso próprio e não para colocar no Play, então acho que não terei este problema.

    Eu vi que a URL mudou um pouco em relação ao seu código no Github. Você tem acompanhado esta evolução? Agora eles fazem uso de um cookie, você manda este cookie? E as variáveis GET mudaram um pouco.

    Abs

    Alexandre Novello

    agosto 26, 2013 at 14:03

  5. Realmente era muito bom o App, parabens e espero que retorne!

    Danilo

    agosto 28, 2013 at 09:59

  6. Bah, eu fiquei muito triste quando vi que o app não funcionava mais….
    Facilitava muito minha vida, sem contar que era super rápido de visualizar o saldo atual, e a previsão de quanto eu podia gastar por dia. Era tudo que um usuário da Ticket queria.

    Demorei a pesquisar outro app que fosse tão bom quanto o seu e acredite não tem outro app que realize este tipo de pesquisa.

    A ticket deveria ter pensado no usuário e o quanto teria sido bom para ela ter comprado o seu app e não simplesmente ter removido.

    Maurício, não deves desistir de algo que fez tão bem, fiquei super feliz de descobrir que está batalhando para reverter o processo.

    Ficarei acompanhando abraço.

    Taisiane Silveira

    agosto 31, 2013 at 12:30

  7. Uma pena… a aplicaçao era simples e funcional. Conjunto ideal!!!! Mesmo assim, parabens pelo esforço.

    victor

    setembro 4, 2013 at 06:36

  8. Boa tarde!
    Escuta… Bem que você poderia dar uma editada no app, e lançar par galera só o .APK para instalar fora da play, FODA-SE a empresa, quero ter informação quente na minha mão onde eu estiver e não tendo que entrar no site deles que nem mesmo salva o número do meu cartão no navegador!!!

    Abraço!

    Luan G. Fauth

    setembro 4, 2013 at 14:35

    • poxa fiquei muito sentido com a retirada dõ aplicativo.
      facilitava muito a minha vida.
      # força luan

      daniel d jesus vasilesky

      setembro 4, 2013 at 17:07

  9. Pelo visto, não é o intuito da empresa mostrar o saldo com facilidade para os usuários. Porque será?

    Rodrigo

    novembro 27, 2013 at 00:43

  10. Mauricio Teixeira, tudo bem?

    Estou desenvolvendo um App de consulta de saldo de cartões para Windows Phone, hoje ele está pronto para os cartões da Alelo, com live tile e tudo o mais, gostaria de adicionar a ele mais opções de cartões(no caso a ticket)… Posso contar contigo para ajudar a adicionar mais essa opção?

    Breno Santos

    janeiro 5, 2014 at 20:00

  11. Consulta off desde segunda, 03/02/14. Uso 3 tickets (car, alimentação e restaurante) e tenho grande necessidade desse app. Me sinto ligeiramente prejudicado por um aplicativo útil ser tirado do ar pela Edenred, que ao mesmo tempo não oferece uma alternativa. Viajo todo dia o tempo todo e a consulta do TicketCar era altamente útil pra mim, desde a quantidade pra eu abastecer ou prevenir uma pane seca (só seguir viagem quando tiver saldo disponível). No mais, muito obrigado pela utilidade e pelo belo serviço, e aguardando ansioso por novas versões.

    Edilberto Filho

    fevereiro 5, 2014 at 10:46

  12. muito bom seu post…
    Concordo com todos seus argumentos.
    sou novo em desenvolvimento mobile e queria saber como é que de que vc desenvolveu essa ferramenta de consulta?
    Abrçs, Allan

    allan

    julho 22, 2014 at 23:56

    • Allan, o quê exatamente você quer saber? Sua pergunta foi muito genérica.🙂

      netmask

      julho 23, 2014 at 09:26


Deixe uma resposta

