I do what I can

Random thoughts from Mauricio Teixeira…

Utilizando o controle remoto da PixelView Play TV Pro Ultra no Fedora 12

with 2 comments

Recentemente reorganizei meu escritório em casa, e no meio disso, coloquei um sofá, para que eu pudesse assistir filmes confortavelmente (apenas uma segunda opção, já que tenho um Popcorn Hour na sala de estar). Enquanto olhava nas coisas velhas, encontrei o controle remoto que veio com minha antiga PixelView Play TV Pro Ultra, que eu não utilizo há um bom tempo, mas que está instalada do mesmo jeito. Já que eu tenho isso, decidi usar o controle remoto, para fica ainda mais confortável vendo meus filmes do sofá.

Itens utilizados nesse tutorial:

Visão rápida da instalação do hardware: espete a placa no slot PCI, conecte o receptor de infra-vermelho no pluge certo da placa, inicie o sistema. Você consegue…🙂

Aparentemente o Fedora irá detectar a placa de TV, mas não vai reconhecer o modelo correto, portanto você precisa dizer exatamente qual placa está sendo utilizada. Você faz isso criando um arquivo que irá passar o modelo para o driver:

# cat /etc/modprobe.d/cx88xx.conf
options cx88xx card=27

Agora você tem duas opçẽos: reiniciar o sistema, ou recarregar o módulo. Para recarregar o módulo, execute os seguintes comandos:

# rmmod cx8800
# rmmod cx88xx
# modprobe cx88xx
# modprobe cx8800

Agora instale os pacotes necessários:

# yum install lirc totem-lirc

E aqui estão os passes de mágica: o controle remoto não funciona de primeira, então precisei dizer ao lirc onde encontrar o dispositivo correto, e criar um novo arquivo de configuração explicando a ele o que cada botão faz (bom, pelo menos a maioria deles).

Primeiro você precisa dizer ao lirc onde encontrar o dispositivo. Para isso edite o arquivo /etc/sysconfig/lirc e modifique-o conforme abaixo:

LIRC_DEVICE="name=cx88\?IR\?\(PixelView\?PlayTV\?Ultra"

Em seguida salve o text desta página para um arquivo chamado /etc/lirc/lircd.conf. Agora habilite o serviço do controle remoto:

# chkconfig lirc on
# service lirc restart

Depois disso, tudo o que você precisa fazer é abrir o Totem, ir para o menu Editar -> Plug-ins e habilitar o “Controle remoto infra-vermelho”.

Infelizmente não dá para abrir um arquivo novo, nem pular para o próximo arquivo na sua lista de reprodução, mas ao menos você pode executar, parar, finalizar, adiantar ou voltar o vídeo. Talvez depois eu dedique um tempo para habilitar mais recursos do controle (ou, se você já o fez, por favor fale como nos comentários dessa página).

Divirta-se!🙂

Written by netmask

fevereiro 14, 2010 às 21:43

Publicado em Uncategorized

Tagged with , , , , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: