I do what I can

Random thoughts from Mauricio Teixeira…

Apartamento cabeado

with 2 comments

Em tempos de wi-fi pra lá, 3G pra cá, e wi-max por aí, parece até um pecado de minha parte fazer isso. Mas não tive escolha: hoje cabeei meu apartamento. Não todo, afinal não preciso de pontos de rede em todo lugar, mas passei um cabo entre a sala e o escritório (dois cômodos no meio).

Desde que comprei o Popcorn Hour tenho usado um router wireless para conectá-lo à internet, utilizando o meu PC no quarto como gateway (conectado no Virtua). Essa conexão também era usada pelo Xbox 360 (e futuramente pelo próximo console).O problema é que a conexão wireless da sala para o quarto é muito lenta, pois tem algumas paredes no meio, e mais importante, um banheiro. Isso causava um nível de sinal muito baixo (variando entre -56dbi e -65dbi, sendo que com -70dbi a conexão cai por completo). Pra melhorar, troquei as antenas internas de 2dbi por duas antenas externas de 5dbi. Apesar de ter melhorado um pouco o sinal (quase nada), começaram a aparecer as interferências das outras redes dos vizinhos (umas 10, já que agora é moda ter wireless em casa).

Concordo que o wireless é muito conveniente, e não vou deixar de utilizá-lo, mas para coisas que precisam de altas velocidades (como fazer streaming de um vídeo em 720 ou 1080) o wireless 802.11g não é a melhor opção. Talvez o wi-max seja, ou o 802.11n, mas com certeza o wi-fi, como se vende hoje, não é. O router wireless continua lá na sala, mas agora ele passa a maior parte do tempo atuando como um switch para conectar o Popcorn Hour ao PC. Vou utilizar o wireless apenas quando quiser andar com o notebook pela casa.

Written by netmask

abril 10, 2009 às 17:03

Publicado em anything

Tagged with , , , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Aqui eu tive um dilema semelhante, mas no sentido inverso: Precisávamos melhorar a qualidade do Wireless, já tendo boa parte da casa cabeada.

    Terminou em um Ubiquiti NanoStation 2 com OpenWRT. O resultado ficou fantástico e a qualidade de sinal imbatível, apesar que acho que para o seu caso, cabear tenha sido uma ótima solução, sem dúvida.

    Aldrin Leal

    abril 13, 2009 at 04:02

  2. @Aldrin Leal
    Eu cheguei a pensar em outras alternativas, como um router 802.11n ou um daqueles Netgear que dizem que tem alta qualidade de sinal, mas qualquer uma das duas opções sairia muito mais cara do que cabear. O cabo eu peguei usado, de sobra, e só precisei comprar os espelhos, dando um custo de menos de R$ 20,00. Eu até queria wireless, mas com o tal do banheiro no meio, não dá pra confiar e investir R$ 200,00 numa coisa que talvez não resolva.

    netmask

    abril 13, 2009 at 09:32


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: