I do what I can

Random thoughts from Mauricio Teixeira…

Instalei o Fedora 10

with 6 comments

Ontem à noite não tinha nada melhor pra fazer, instalei o Fedora 10 lá em casa.

Não vou fazer nenhum review aqui. Tem muito site que faz isso, e faz com maestria.

Só queria comentar que há alguns releases atrás, quando inventaram o tal do Codeine, que servia para os codecs necessários para rodar um arquivo de mídia, a idéia era boa, mas a execução era porca. O Totem (ou Rythmbox) abria uma janela dizendo o que estava disponível gratuito, e o que seria pago. A instalação era terrível, e nem sempre funcionava.

Já no Fedora 10 isso foi integrado ao PackageKit, e essa integração ficou fenomenal. Ontem fiz uns testes com vídeos em DivX, e de primeira ele detectou os codecs faltando, e tentou baixar os pacotes. Obviamente não havia nada, já que por padrão o Fedora não libera pacotes com codecs não-livres (ref). Ok, pode não ser muito óbvio para quem não está acostumado, mas é assim que funciona no Fedora.

E como contornar? Para isso existe o RPM Fusion, um repositório de pacotes que não podem ser distribuídos pelo Fedora por uma ou outra restriçao. Adicionando esse repositório ao seu sistema, o PackageKit encontra facilmente os plugins to Gstreamer (Totem/Rythmbox) que permitem o uso de vários tipos de vídeos proprietários ou não-livres.

Muito bom! Estamos caminhando para a integração total entre o desktop e o “fornecedor de software”, já que uma das reclamações mais constantes que ouço é que é muito difícil instalar um programa no Linux, muito mais ainda saber de onde instalar.

Written by netmask

novembro 26, 2008 às 07:53

Publicado em Uncategorized

Tagged with , ,

6 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Realmente é só entrar no site e adicionar os repositórios, que da próxima vez que vc tentar tocar algum vídeo, ele já vai procurar os codecs pra vc (como no Ubuntu) e em poucos minutos o seu audio/vídeo vai estar up and running.

    Boa sorte a todos.

    Vinicius Soares

    janeiro 29, 2009 at 23:40

  2. Só um comentário, é que o suporte as placas wireless Atheros ainda não é tão bom quanto deveria. Estamos esperando o dia em que os problemas com wireless serão simplesmente resolvidos como descrito acima.

    Vinicius Soares

    janeiro 29, 2009 at 23:41

  3. Vinicius, eu tenho uma placa baseada em Atheros, e funciona muito bem com o driver ath5k que já vem embutido na kernel. Que tipo de problemas você tem tido?

    netmask

    janeiro 31, 2009 at 09:53

  4. O NetworkManager detecta a minha rede wireless (WEP 128bits), e chega a conectar, mas qdo eu tento abrir uma página, a página não carrega. Tampouco consigo pingar o google (www.google.com) por exemplo. Chequei minhas conexoes, e tudo estava correto. Pluguei no cabo, e a página carregou sem problemas. Por motivos de teste, loguei no Vista e consegui conectar e acessar páginas na internet sem problemas.

    Vinicius

    fevereiro 3, 2009 at 12:50

  5. Parece problema com o DHCP. Isso já aconteceu comigo antes com Fedora 9, mas com uma placa wireless Intel (não Atheros). Por algum bug no Fedora 9 ele conectava no wireless, mas nunca pegava IP. A solução era definir um IP estático. Já no Fedora 10 isso foi solucionado. Não sei dizer se esse problema existe ou existiu na minha placa Atheros, porque essa sempre esteve com IP fixo, então não tenho como testar.

    netmask

    fevereiro 4, 2009 at 20:39

  6. Vou fazer uns testes e se tiver algum progresso, eu posto os resultados aqui.

    Obrigado!

    Vinicius

    fevereiro 9, 2009 at 12:15


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: