I do what I can

Random thoughts from Mauricio Teixeira…

Outros "causos" do Computador para Todos

leave a comment »

Tenho dois “causos” adicionais aos comentários do Osvaldo Santana sobre o Computador para Todos. No referido comentário, o referido escritor (olha a rendundância) desabafa sobre as recentes pesquisas da ABES com relação à pirataria no referido programa (outra redundância?).

Brincadeiras à parte, o caso é sério. Realmente existem algumas pessoas que compram o computador com Linux por ser mais barato, e depois instalam um Windows pirata porque não conseguem suporte adequado a isso, e outras pessoas pegam o computador com XP Starter Edition pensando que isso presta pra alguma coisa e depois se arrependem.

Raras são as situações em que o comprador permanece utilizando o Linux, e como o Osvaldo falou, muito disso depende da própria comunidade. Considerando que, de uma forma ou de outra, eu me sinto parte dessa comunidade, permitam-me contar dois casos de sucesso em favor do Linux.

Caso #1: Do XP SE para o XP normal e, por fim, Linux.

Um rapaz que trabalha no setor comercial da empresa em que trabalho resolveu comprar um desses computadores no inicio do ano. Ele já havia conversado comigo algumas vezes sobre essa compra, e eu tentei convencê-lo a comprar a versão com Linux, inclusive utilizando os argumentos básicos de custo, segurança e estabilidade. Mas só de pensar em ele mesmo ter que aprender uma pá de coisas novas, e depois disso ainda ter que ensinar os filhos, a cabeça dele ficou minada de pensamentos negativos, então foi muito fácil pro vendedor empurrar pra ele o computador com o Windows XP Starter Edition.

Trato feito, computador comprado e instalado. Alguns meses depois começo a ouvir as reclamações: “esse Windows não presta, é uma porcaria, só dá pra abrir três janelas e quando abre fica uma carroça, vira e mexe ele perde a chave de ativação, tem coisa que não roda nele, (insira aqui a sua reclamação)”. Bom, o cara tinha mil e um motivos pra procurar alternativas. Mas quando ele veio me contar as experiências negativas já era tarde para mim, pois ele já havia chamado um “sobrinho” (olha aí os sobrinhos de novo) que instalou o Windows XP com SP2 (oh!). Beleza, deixei o caso pra lá, e alguns meses mais tarde lá veio ele novamente, com as mesmas reclamações, agora adicionando o fato de que o bicho é lento até pra abrir o menu iniciar, quanto mais o Word.

Agarrei a chance e saí correndo pra casa do cara. Com algumas horas de trabalho, lá estava o SUSE 10.1 instalado e rodando filézinho da máquininha. Adicionei o “inha” porque depois descobri que ela só tem 128MB de RAM, então não ficou aquele primor de velocidade, mas com certeza ficou melhor que o outro sistema. Bom, feito isso, me permiti mais umas duas ou três viagens de volta para ensinar ele, a mulher e os filhos a usar o Linux.

E não é que hoje está todo mundo satisfeito? A máquina não trava, a internet funciona 100%, o OpenOffice faz tudo o que é necessário (eles até aprenderam a converter pra PDF), o Gimp é divertido, etc, etc. Pra não dizer que ficou 100%, o filho dele ainda pediu para eu instalar o Cedega para ele poder rodar os joguinhos do Windows. Eu até tentei, mas depois mostrei pra eles que não adianta gastar dinheiro com o Cedega (que é pago) se a máquina não vai dar conta do recado. Resultado, o cara está com o Linux, tão satisfeito que vai comprar memória, vai pegar umas peças velhas de um outro computador de um parente e montar um terminalzinho com LTSP pra ter mais uma máquina e não dar confusão. Ã? ou não é um caso de sucesso?🙂

Caso #2: Ainda bem que tem suporte.

O segundo caso não foi minha ação direta, mas com certeza tive alguma influência no caso. Minha esposa trabalha como suporte técnico em uma operadora de TV por assinatura que também fornece internet (não, não vou fazer jabá). Ela já utiliza linux há anos, pois em casa não roda outra coisa. Além dela, tem outros dois caras que já foram meus alunos em cursos de Linux básico.

Pois bem, o fato é que esse trio não dá o braço à torcer, e não deixa a peteca cair quando alguém liga pra lá pedindo suporte pra acessar a internet no Linux. A propósito, quantas operadoras de TV à cabo ou empresas de acesso à internet você acha que dão suporte a Linux sem hesitar, hein?😉 Tá bom, vou deixar de lado a auto propaganda e contar a estória.

No fim das contas, a estória que eu ia contar é que de vez em quando liga alguém pra lá dizendo que acabou de comprar um desses Computador para Todos com Linux, e que está precisando de ajuda para saber como acessar a internet. Os caras não embromam, não enrolam ninguém, e dão suporte pro usuário com a mão amarrada nas costas. Com uma ligação de 15 minutos o cara ensina o básico do ifconfig, ping e route, ainda deixa o cara navegando com o Firefox, e se quiser ainda ajuda a configurar o Evolution, Thunderbird ou KMail.

“Ah, mas foi só o primeiro dia do cara.” Não foi não. Eles já receberam diversas ligações de pessoas que agradeceram o suporte pois se ele não conseguissem acessar a internet iriam desinstalar o Linux e colocar o Windows. Tem gente que até hoje liga às vezes só pra pedir uma dica.

Conclusão

O Osvaldo falou bem no seu texto: muitos dos problemas que fazem as pessoas desistirem do Linux e passarem para o Windows dependem das empresas que vendem e dão suporte a esses computadores. Mas também existe uma grande parcela de culpa em nós, comunidade, os defensores do Linux, que muitas vezes não nos mexemos para realmente difundir a utilização do sistema.

Vamos lá gente. Não vamos deixar a peteca cair. O mais difícil nós já conseguimos: levar o Linux pra dentro da casa das pessoas, seja fisicamente ou a mera idéia de saber que ele existe. O difícil agora é manter isso firme, e nós temos capacidade pra isso, falta apenas vontade.🙂

Written by netmask

dezembro 7, 2006 às 13:16

Publicado em linux

Tagged with

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: