I do what I can

Random thoughts from Mauricio Teixeira…

Rebootando um caixa do Itaú

with 13 comments

Caixa ItaúHoje, por um acaso, descobri que existem três maneiras de dar um reboot em um caixa do Itaú. Vou explicar cronologicamente. (A propósito, o caixa ao lado é meramente ilustrativo).

A primeira eu descobri quando fui sacar dinheiro, e digitei o valor errado. Quando o caixa pediu para inserir o cartão novamente para liberar o dinheiro, percebi o erro e, de brincadeira, pressionei a tela três vezes, fazendo um triângulo na tela. Depois do timeout normal, ele cancelou a operação, mas ao invés de voltar para o menu principal, a máquina simplesmente reiniciou!🙂

A propósito, a porcaria do terminal roda Windows 2000.

De cara eu pensei que tivesse sido uma coincidência. Esperei o boot completo (mais ou menos uns 15 minutos [que saco]), entrei novamente, e fiz o processo normal. Dessa vez saquei o valor correto. Tudo normal.

A segunda maneira eu já descobri por vontade mesmo. Pensei comigo “será que foi coincidência?”. Iniciei novamente o processo de saque, mas dessa vez, na tela do “insira novamente o cartão”, ao invés dos três toques na tela eu segurei as teclas “CANC” e “CONF” no teclado numérico, e só de sacanagem dei um toque na tela (ironia, não?). Bingo! Depois do timeout a máquina reinciou novamente!

Putz. Pensei que fossem duas enormes coincidências, ou que a máquina estava com problema. Mas, como eu sou um cara super curioso, fui para outro caixa eletrônico.

A terceira maneira foi mais complicada. Fiz o procedimento, e tentei da primeira forma (três toques na tela), e nada. Comecei tudo novamente, tentei a segunda maneira (duas teclas mais tela), e nada. Só pra tirar “a prova dos nove”, fiz as duas maneiras em sequência: três toques na tela, duas teclas pressionadas e um toque na tela. Pow! Reboot novamente!

Eu saí do caixa me acabando de rir! O pessoal me olhava e não entendia nada (ninguém viu o que eu fiz).🙂

Se alguém aí for tentar, seja no Itaú ou em qualquer outro banco, por favor, deixe aqui seu comentário sobre sua façanha.

Se alguém do Itaú (ou qualquer empresa relacionada) estiver lendo isso, me perdoem, mas como dizia aquele filme “eu perco o amigo, mas não perco a piada”! hahahahaha!😉

Written by netmask

setembro 9, 2006 às 21:26

Publicado em anything

Tagged with

13 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Hahaha, demais! Vou ter que tentar algo parecido nos caixas do Banco do Brasil (tem um aqui no Extra 24 horas perto de casa). Aposto que ninguém vai ligar se eu ficar tentando isso lá pela 1 da manhã😛

    caio1982

    setembro 9, 2006 at 23:44

  2. O que acontece mais precisamente após o timeout? Tá parecendo que a aplicação é que induz o reinício do sistema. Algo como seguir o procedimento de emergência padrão [sic] quando o sistema sem explicação simplesmete falha ou neste caso, parece que falhou (teclado/tela não respondem como esperado). Será o vírus da cultura do ctrl+alt+del sofrendo mutações?

    name

    setembro 10, 2006 at 05:26

  3. Esqueceu do modo mais fácil

    Puxar da tomada e colocar de volta…

    (Sim, conheço pessoas/clientes que foram instruídos a fazer isso se o caixa “desse pau”)

    Tabgal

    setembro 10, 2006 at 10:01

  4. Com relação ao reboot após o timeout, isso não é tratamento de excessão, pois não inserir o cartão para confirmar a transação não é uma excessão, e sim um comportamento esperado (seja porque a pessoa desistiu, ou porque alguém ficou brincando na sessão que outro deixou aberta). Eu mesmo já deixei dar o timeout nessa tela algumas vezes, mas nunca teclando alguma coisa.

    Com relação a puxar o plug da tomada, isso é óbvio. A graça da situação não foi o reboot em si, mas sim a ironia da sequência do tipo CTRL+ALT+DEL.

    netmask

    setembro 10, 2006 at 10:41

  5. […] Ainda estou rindo sozinho quando penso na estória do caixa eletrônico. […]

  6. Isso Ja Aconteceu Comigo Varias Vezes diferente do reboot o reboot foi so uma vez, na caixa economica
    mas todas as vezes foi de proposito
    faz tempo q to pesquizando sobre isso na net
    mas todas eleas aprendi sozinho
    como fazer um caixa do itau ficar joganduu papel da bobina
    mas tudo isso vc tem q saber entrar na tela de manuntencao, o da caixa aconteceu ontem dia 09/04/08
    cheguei na caixa pra faze um deposito nem tinha fila
    cheguei no caixa quando apertei o segundo botao do lado esquerdo da tela
    apareceu uma tela de manuntencao, com as opcoes reiniciar maquina, verificar problema no dispensador de notas, e outras coisas apertei pra reiniciar
    demorou um tempao o caixa usava windows xp, ai abriu
    uma tela do ms-dos apareceu uns comandos depois
    outra tela iniciando os dispositivos do caixa tipo
    bobina dispensador de notas, o lugar onde enfia o envelope e tal
    ai quando o caixa voltou ao normal tentei faze de novo e nao consegui mas continuo pesquizando

    ahh e esses dias eu e meu primo fomos no banco a noite do itau, mas eu sei faze algumas coisinhas no caixa do itau

    ai eu cheguei la entrei na tela de manuntencao, entrei na opcao conferir notas inutilizaveis
    ai o lugar onde sai o dinheiro abriu e as notas comecou passar la dentro, e eu doido pra pegalas,
    fiz
    de tudo e nao conseguir
    pq nao tinha nada q alcancava e a tampinha fecha
    tem q ser uma coisa bem fininha
    tentei de tudo e nao consegui ai do lado do banco tem um lanchinho fui lah e pedi um copo de agua,descartavel pra mulher e fingi q fui to mando pra dentro do banco

    quando cheguei no caixa fiz a mesma coisa , quando a tampinha abriu, eu taquei agua la dentro o copo inteirinho
    ai fui embora

    no outro dia fui fazer deposito pro meu pai de novo
    ai o caixa eletronico tava todo aberto, e um cara arrumando ele

    ai eu morri de dar risada fiz meu deposito e fui embora

    e to pesquizando ate agora como se da um reboot
    no caixa consigo fazer tudo menos reboot

    SaMuEl FraNcO

    abril 11, 2008 at 19:35

  7. Samuel, seu pai sabe que você fica fazendo essas coisas no banco? Vai ficar sem mesada se ele descobrir.

    Eduardo Habkost

    abril 11, 2008 at 20:09

  8. faz assim coloca o cartao!
    aperta o 0 (zero) da tres pulinjo uma resadinha e
    pronto caiza reiniciado😛

    nos caixas do BC 24 hrs da pra faz isso!

    so nao vao da os tres pulinho ne!!

    ricardo

    dezembro 2, 2008 at 18:09

  9. ja consequi fza iso mas eu fso asim
    coloco o cartao de outrro banco na makina
    aperto ctrl+alt+del e o caixa da reboot… q fassil!
    mas iso so acontec em caixas do banco 24h…

    victor

    maio 14, 2011 at 21:57

    • aparece algumas opções qdo ocorre um reboot ?

      viktor

      março 22, 2013 at 06:04

  10. tambem tentei a parte de manutençao e pediu uma senha digitei 000000000 porem pedio a do operado e ai ? dei tambem tres toque na tela e nada teclado canc e conf e toque na tela e nada e a do pendrive alguem ja descobriu qual o programa que usa vlw!

    mau

    maio 30, 2014 at 11:04

  11. fui fazer saque no itau e deu um timeout no microsistema. demora para voltar o normalizar isso?

    rodrigo

    maio 13, 2016 at 15:09

    • Já faz 10 anos que eu fiz isso. Provavelmente já mudaram o sistema.🙂

      netmask

      maio 14, 2016 at 10:00


Deixe uma resposta

