I do what I can

Random thoughts from Mauricio Teixeira…

Quando o barato sai caro

with one comment

Vejam como são as coisas… A gente quer economizar um dinheirinho, e às vezes acaba se dando mal. Isso não é uma regra geral, mas às vezes acontece, muito porque na ânsia de oferecer um serviço ou produto mais barato, a empresa peca na qualidade.

Em outubro fui fazer meu checkup regular no oftalmologista, e fiquei feliz em saber que tive uma redução de 0.5 grau. Ã? pouco, mas pra quem usa óculos desde os 8 anos, e nunca reduziu, foi uma festa. Com a receita na mão, bati perna pela cidade naquela rotina brasileira de pesquisar preço pra economizar uns trocados, por menor que seja. No fim das contas, o orçamento variava entre R$850,00 e R$150,00 por lentres que variavam entre as mágicas Transitions e as tão comuns lentes de resina com tratamento anti-reflexo. A armação eu comprei de um conhecido que vende de porta em porta (R$70,00 uma armação flutuante de alumínio “italiano”). Obviamente, como todo micreiro que se preze (que não tá nem aí pra preço de peça de computador) meu lado pão-duro falou mais alto e eu resolvi comprar da lente fuleirinha mesmo. E aí é que começa o meu problema… (vou tentar resumir, juro)

No começo de novembro fui à ótica com a lente mais barata e fiz minha encomenda. Pra piorar a pão-durice, paguei em 3x no cartão (lembre das parcelas: novembro, dezembro e janeiro). O prometido foi entregar em 10 dias. Passados 15 dias eu voltei, e não estavam prontas. Disseram que a vendedora se enganou e precisavam de 30 dias pra entregar. Pois 30 dias depois eu voltei, e vieram com a estória que eram 30 dias úteis. Já comecei a ficar desconfiado, mas deixei a água correr. Lá pelo final de dezembro (mais de 30 dias úteis depois), voltei lá e as lentes finalmente estavam prontas. Tem certeza? Infelizmente estavam prontas, mas erradas.

A tonta da vendedora anotou o eixo da lente direita como 170, ao invés de 17 (colocou a bolinha do grau muito grande). Daí o cara do laboratório, que não tem culpa da asneira alheia, foi lá e fez 170 (quando devia ser 17). Eu conferi tudo, e não tinha jeito. A lente esquerda estava perfeita, mas a direita totalmente desfocada, impossível de usar. E agora? Faz de novo. Mais 30 dias úteis pra ficar pronto.Haja paciência!

Meio de janeiro voltei. Já? Ainda não. Mais 10 dias, senhor. Que jeito? Passados os 10 dias (fim de janeiro), voltei. Ainda não chegou, senhor, mas volte daqui a uma hora e meia que o motoqueiro está trazendo do laboratório. Tudo bem, hoje estou com paciência (era sexta à tarde, eu já tinha largado do trabalho, sorte deles). Fui passear no shopping (sem comprar, claro). Passado o tempo necessário, voltei e recebi o pacote. Tudo certo?

Errado!. As lentes estavam com o grau correto, o eixo correto, tudo clínicamente certo, mas um erro fatal (e no mínimo ridículo) na montagem fez com que uma lente tivesse o dobro da espessura da outra. Me senti um caolho! Ridículo! E a gerente ainda vem com aquela conversa “ah, ninguém viu isso no laboratório”. Como não? Era absurdo! E agora? “O senhor volta daqui a 10 dias, vou mandar arrumar.”

Quer saber? Esquece! Quero meu dinheiro de volta! Pelo menos nisso eles foram rápidos. No dia seguinte pela manhã fui lá e peguei o meu dinheiro de volta. O que mais me irritou é que nessa altura dos acontecimentos eu já paguei as três parcelas no cartão (novembro, dezembro e janeiro, lembra?), e peguei o dinheiro 3 meses depois, sem correção monetária (perdi tempo e dinheiro). Ainda por cima teve todo o dinheiro gasto em combustível, lanche, tempo perdido, etc.

Viu só? O barato saiu caro…

Written by netmask

janeiro 30, 2006 às 12:53

Publicado em anything

Tagged with

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Realmente, já me deparei com problemas similares, muita perda de tempo e stress à toa.

    Allan Douglas

    setembro 14, 2009 at 15:16


Deixe uma resposta

